Martha Medeiros

Martha Medeiros

  • Luxo Brasileiro
  • Desenvolvendo Sonhos

Luxo Brasileiro

Natureza exuberante, trabalho minucioso

Martha Medeiros é uma estilista apaixonada que fez da renda feita à mão sua matéria primordial. Desenvolveu e lapidou seu processo de criação através dos anos, desde a infância em Alagoas, nos anos 60, quando era incitada pela avó a observar a natureza ao redor como principal fonte de referência e inspiração: "Veja a mistura das cores nas falésias, do marrom ao terracota passando pelos alaranjados. Isso é moda", lhe dizia a senhora, enquanto a ensinava a costurar roupas para suas bonecas.

Martha observou, aprendeu e mais tarde aliou à sensibilidade para cores, formas e texturas, o espérito empreendedor, o faro para os negócios e o talento nato para lidar com o público. Antes de lançar a marca que leva seu nome, em 2004, foi bem sucedida empresária à frente de uma butique multimarca, a Maison M., que marcou época em Maceió a partir dos anos 1980.

Ao assumir o posto de estilista de sua própria marca, Martha Medeiros acionou também a paixão que sempre teve pela renda feita à mão - tradicional artesanato brasileiro e, sobretudo, nordestino - fazendo dela sua principal matéria prima. Foi esse o toque que fez seu sucesso nos negócios da moda se expandir para os grandes centros do paés e do mundo. O uso da renda - produzida exclusivamente para a marca por artesãs de comunidades do Nordeste do Brasil, que hoje somam mais de 450 mulheres - aliados a outros materiais nobres, como tecidos dos mesmos fornecedores das maisons de couture parisienses, conferiram à marca seu caráter único.

Martha mantém uma relação muito próxima com estas rendeiras através do Projeto Olhar do Sertão, do Instituto Martha Medeiros. Sua relação com elas é dividida em duas partes bem distintas: uma mercadológica, através do trabalho remunerado e a polética de metas, que permite que superem seu ganho financeiro de acordo com a produtividade. A outra é assistencial, levando auxélio em diversas áreas como educação, saúde e independência financeira.

Graças à grande demanda da marca pela renda feita à mão, Martha resgatou esta tradição que estava destinada ao fim e hoje estas mulheres vêem sua vida transformada pela arte de fazer renda.

Martha abriu sua primeira butique em São Paulo, em 2009, na região dos Jardins. Na sequência, teve seus modelos presentes nas lojas Bergdorf Goodman, em Nova York e Harrods, em Londres. Também participou de uma exposição sobre rendas em Calais, na França, e iniciou o processo de exportação para diversos clientes na Inglaterra, Estados Unidos e Oriente Médio.

Hoje, além da moda prêt-à-porter e dos célebres e cobiçados vestidos de noiva - em 2015 a marca abriu em São Paulo um ateliê exclusivo para a produção deles - Martha Medeiros conta com linha Home, com produtos de decoração tanto para casa como para festas - sobretudo de casamento - onde os motivos de renda são a marca registrada.

Segundo a estilista, a renda é o mais refinado artesanato nacional, feito por artesãs detentoras de um precioso conhecimento ancestral. "Esse é o verdadeiro luxo do Brasil", declara.