A dama da noite

O sertão nordestino é conhecido predominantemente pelo bioma da Caatinga caracterizado pelo clima semiárido. É um bioma exclusivamente brasileiro, o que torna seu patrimônio biológico único e com uma variedade de paisagens e de biodiversidade extensa.

A Flor de Mandacaru faz parte da flora brasileira exclusiva do sertão nordestino, e é bastante exótica e misteriosa. Nosso cacto nativo possui alta resistência durante o longo período na seca, e apenas em uma noite do ano ocorre o nascimento de suas flores. O recado é poderoso, pois é um aviso que vai chover no dia, algo bastante raro para o clima na região. Quando o dia começa a amanhecer, as flores murcham.

A Flor de Mandacaru é considerada culturalmente um símbolo da sorte como, por exemplo, o trevo de quatro flores. Representa propósito, luta e esperança para tempos melhores. A Dama-Da-Noite foi escolhida para ser o símbolo da marca Martha Medeiros e está presente em todas as coleções.  Sua beleza consiste em três pilares: durabilidade, adaptabilidade e resistência assim como as missões e valores da marca.  O desenho da flor constantemente aparece em nossos produtos de diversas maneiras. No bordado da renda Renascença, em nossos papéis de parede, em produtos da linha Home e em nossas embalagens. A mensagem transmitida vem com força: “Que bons tempos virão...”

A renda Renascença carrega toda essa riqueza em seus detalhes, e os bordados com a Flor de Mandacaru são frutos de um trabalho artesanal de longo período do nosso time de rendeiras nordestinas. Em torno de seis a sete meses é finalizado uma toalha dessa renda. Todo esse processo não acaba por aqui, além disso faz parte da arte em Patchwork e mix de rendas do nosso ateliê Martha Medeiros.